Atividades

Nossa Missão:

Estudar, praticar e divulgar a Doutrina Espírita, de conformidade com as obras da Codificação de Allan Kardec..

Promover a assistência espiritual, e social a quem necessitar, com fundamento no Evangelho de Jesus Cristo à luz da Doutrina Espírita.

OFICINAS

Como parte integrante das áreas social e espiritual realizamos as oficinas que servem de aprimoramento no convívio comum e consequente crescimento pessoal, bem como para uma forma de tratamento espiritual através da arte e criação, alterando a sensibilidade e colaborando no reequilíbrio do ser e dos grupos.

2ª feira - Artesanato

Uma novidade iniciada em 2012, pela necessidade de aumentar o número de oficinas e fazer surgir uma atividade própria para desenvolver a criatividade.

Nesta oficina, o objetivo das voluntárias é a criação de “novidades” em arte para a confecção de peças artesanais, para posterior venda nos bazares que a casa promove durante o ano.

3ª feira - Pintura em tela

É destinada aqueles (trabalhadores da casa) que precisam de uma terapia ocupacional (funciona como tarefa espiritual) auxiliando no reequilíbrio e alterando a sensibilidade.

É um grande exemplo da fusão das áreas espiritual e social.

5ª feira - Costura

Grupo de voluntárias que fazem as peças artesanais para a Casa, e ainda dão suporte para outras oficinas que precisam do trabalho de costura.

5ª feira - Bonecas (criação e confecção)

Oficina que foi criada por solicitação espiritual, com o objetivo de tarefa de criação e sensibilidade, alterando sobre a maneira o convívio entre todos. Além de produzir um grande número de bonecas artesanais.

3ª feira - Enxoval

Reúne um grupo de voluntárias que confecciona peças para formar um “enxoval” que é doado às mães carentes, que se cadastram na casa e que são orientadas na condução dos primeiros dias de vida de seus filhos através de encontros mensais com um profissional da área de saúde, que tira as dúvidas dessas mães.

4ª feira - Mensagens

Grupo criado para a confecção de lembrancinhas e mensagens evangélicas que são doadas nos almoços da Casa e em outros eventos.

Este trabalho exige criatividade ampla, já que temos almoços mensais e outros eventos que precisam dessas mensagens/lembranças carinhosamente confeccionadas.

5ª feira - Pintura de Pano de Prato

Grupo de voluntárias que fazem a pintura de panos de prato, para venda em nossos bazares.

Este grupo já não atua apenas com os panos de prato, mas na pintura de fraldas, tapetes, toalhas, etc...

E atendendo um número muito grande de solicitações e também para que o número de voluntárias não diminua, este grupo colabora para que  nesse mesmo encontro tenha aula de pintura para os que desejam aprender o ofício e posteriormente possam nos auxiliar no próprio grupo.

GRUPOS MUSICAIS

“Grupo Flor de Lótus”

Esse grupo surgiu através de uma solicitação espiritual, para que fosse feito um trabalho para envolver os jovens com artes. Inicialmente com grupos de aulas voltadas à poesia, declamação, desenho, música, etc...

Com o passar dos anos restou apenas as aulas de violão e, o orientador sugeriu que tivesse uma apresentação pública com o objetivo de incentivar os jovens na continuidade do aprendizado.

Assim, os jovens aprendem a arte do violão, e ensaiam números para apresentações musicais, que encantam aqueles que os vêem e ouvem.

“Grupo Ânima”

Sua formação teve início em 2011, e é composto por músicos e cantores frequentadores da casa.

Este grupo recebeu a denominação de “Grupo Anima” e  têm realizado apresentações próprias (shows com canções de Chico Buarque, Noite de Serestas, etc...) e participações especiais em eventos da agenda da casa, sempre destacando compositores da música popular brasileira.

CORAL

Coral da Entidade Espírita Cáritas

...Foram os gregos que criaram as bases da cultura musical no Ocidente.   Quando cantava, um grego estava estabelecendo uma comunicação com o divino, tornando-se, ele mesmo, um semideus. Assim sendo, seu canto servia para alcançar as coisas desejadas e também para afastar o indesejado. Daí dizermos que: quem canta seus males espanta.”

Com a denominação Coral Cáritas, nosso coral foi fundado em agosto de 1991. Porém muito antes desta data a casa já reunia e ensaiava alguns grupos musicais com a intenção de conceber um coral.

A missão do Coral  será sempre a de elevar os sentimentos e emoções através da música, proporcionando equilíbrio e paz espiritual. Servindo como terapia espiritual.

Contribuindo desta forma no gosto pela musicalidade e harmonia não só dos coralistas como também daqueles que os ouvem, colaborando para o desenvolvimento da pessoa humana e também para a harmonia do ambiente, seja nos ensaios, seja no preparo do ambiente de eventos ou festividades da Casa. Em 2010, ocorreu uma alteração do nome para: “Coral da Entidade Espírita Cáritas”

Os ensaios do Coral da  Entidade Espírita Cáritas acontecem todos os sábados, das 15 às 18 horas, na Entidade Espírita Cáritas.  Para participar, faz-se um teste vocal.

Noites Natalinas

Ao final de cada ano, as Noites Natalinas são realizadas com objetivo de cunho puramente espiritual.

Considerada: “tarefa espiritual” esta festa de vibrações  exige a participação de todos os elementos da casa, inclusive integrantes de todos os cursos mantidos pela Entidade Espírita Cáritas, que levam ao palco criações artísticas centradas na música, teatro e poesia , ou seja: apresentações litero musicais promovendo a alteração dos sentimentos individuais, além de uma reflexão sobre o Nascimento de Jesus e os ensinamentos do Evangelho de Cristo.

São realizadas apresentações diárias, durante toda a semana, com o objetivo maior de alterar os sentimentos de todos com grande carga de emoção, para, através dessas emoções e sentimentos sadios levar alívio aos corações que sofrem, em especial aos desencarnados.

Esta tarefa sempre esteve sob a responsabilidade da Evangelização Infantil e Juvenil, em especial das crianças, que são capazes de sensibilizar os corações humanos com muito mais facilidade.

A apresentação realizada pelas crianças são as mais importantes para esta grande tarefa de amor.